quinta-feira, 12 de julho de 2012

Reação do Grêmio

Em busca da reação
Grêmio enfrenta Cruzeiro buscando reagir no campeonato e com a possível presença de Elano entre os títulares
Elano  já treinou com o restante da equipe e pode ser a surpresa para o próximo jogo. (Foto:globoesporte.com) 
O Grêmio após perder para o Atlético Mineiro em casa e para o Santos fora, busca reagir diante de uma difícil equipe do Cruzeiro, que está entre as primeiras da tabela e é treinada por Celso Roth. Elano foi apresentado esta semana como novo reforço, e há grandes possibilidades que comece o jogo. Kléber havia sentido desconforto muscular mas, exames não apontaram lesão.

Wanderlei Luxemburgo quando chegou ao Grêmio tinha a tarefa de acertar o esquema tático da equipe, coisa que Caio Jr não conseguiu. Após alguns jogos e algumas vitórias o treinador solidificou o esquema com três volantes e apenas um meia na armação das jogadas.

Mesmo assim, nos momentos importantes caía a grande responsabilidade em cima de Marco Antônio, pois era o único armador da equipe. Portanto, o jogador acabava sumindo da partida e a falta de criação das jogadas era um dos piores problemas.

Zé Roberto chegou e com ele a esperança dos torcedores em uma  melhora na criação das jogadas.
Mas, contra o Atlético mineiro só mudou o armador, o esquema se manteve o mesmo.
A qualidade do jogador com certeza mudou para melhor, entretanto, é muito difícil ter grandes oportunidades criadas com apenas um jogador desta função. 

Contra o Santos, Luxemburgo inventou um esquema tático para não perder o jogo e não funcionou. Diante do Cruzeiro, é esperado que Elano esteja entre os títulares. 

Kléber havia sentido desconforto muscular e era dúvida para a partida, Elano seria seu substituto, porém os exames não apontaram lesão e o jogador volta a treinar nesta sexta. Mesmo assim, Elano está bem fisicamente e pode ainda entrar na equipe no lugar de outro jogador. A formação que vai entrar em campo contra o Cruzeiro ainda é um mistério, Luxemburgo vem surpreendendo muita gente com suas mudanças.

Seria importante saber como jogaria o meio campo gremista com Elano no lugar de Léo Gago. Com dois volantes de mais marcação e dois meias de armação, talvez, o problema das criações das jogadas poderia ser sanado e a volta do futebol bonito retornaria ao Olímpico. Mas, jogando fora de casa, contra o Cruzeiro, pode ser um risco alto apostar nessa mudança.


Por Leonardo Alves G. de Souza
leonardorgs@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário