quarta-feira, 18 de julho de 2012

O ADEUS DE TCHECO
"É muito difícil descrever o que sinto nesse momento, mas chegou a hora" revelou o jogador .
Tcheco parecia estar disposto a jogar até o final do ano, mas voltou atrás e anunciou pelo Facebook sua aposentadoria
(Foto:Globoesporte.com)

Depois de 16 anos atuando como jogador de futebol, Anderson Simas Luciano, mais conhecido como Tcheco, havia convocado coletiva de imprensa para anunciar que estaria pendurando as chuteiras, mas o jogador acabou optando por antecipar o assunto através de uma mensagem no Facebook.

O jogador de 36 anos que começou a carreira no Paraná em 1998, não foi muito utilizado sendo, em seguida, dispensado. Entre 1999 e 2002 atuou pelo Malutrom.

No mesmo ano acabou se transferindo para o Coritiba, equipe rival do clube onde foi formado. Chegou para a disputa do Campeonato Brasileiro, ano em que teve grandes atuações, caracterizada pela regularidade técnica durante o campeonato.

No ano seguinte, o jogador melhorou seu desempenho e conquistou Campeonato Paranaense invicto atuando pelo mesmo clube. Ainda em 2003, ajudou o Coxa a conquistar a vaga para a Copa Libertadores.

Em seguida foi vendido para o Al-Ittihad, onde atuou durante  três anos: 2003, 2004, e parte de 2005, pois chegou acertar com o Santos no início do ano, entretanto acabou não dando certo e retornou ao Al-Ittihad.

(Foto: Getty Images)
No começo de 2006, Tcheco retornou novamente ao Brasil. Atuou no Grêmio em 2006 e 2007, conquistando o Campeonato Gaúcho de 2006, Campeonato Gaúcho de 2007, vice-título da Copa Libertadores 2007 e do Brasileirão de 2008. Era titular absoluto do time e capitão por muito tempo.

 
Tcheco comemora gol feito contra o São Paulo durante Libertadores de 2007
(Foto: Grêmio/Divulgação)
 
Jogador comemora gol contra o Palmeiras durante o Brasileirão de 2008
(Foto: Grêmio/Divulgação)

  
 Em 2008, retornou ao Al-Ittihad. Ficou lá até junho de 2008, mês em que voltou ao Grêmio. marcou seu primeiro gol na volta ao Grêmio em 9 de agosto de 2008, cobrando pênalti aos 12 minutos do segundo tempo, contra o Atlético Mineiro, no Estádio Mineirão; o jogo acabou em 4 a 0 para o Grêmio. Em 19 de novembro de 2009 anunciou que não renovaria seu contrato com o Grêmio para 2010.

 Em 10 de dezembro de 2009, o Corinthians anunciou oficialmente como novo reforço para temporada de 2010, onde voltaria a trabalhar com Mano Menezes. O jogador chegou até atuar em algumas partidas pela Libertadores, mas acabou perdendo espaço na equipe paulista e com o suposto interesse do Coritiba, resolveu sair.


Tcheco sendo apresentado no Corinthians (Foto: Eduardo Viana/Lance Press)

Em setembro de 2010, Tcheco acertou sua volta ao Coritiba por empréstimo. No final do ano renovou seu contrato com o Coritiba por mais 12 meses, permanecendo no clube paranaense até o final de 2011.

APOSENTADORIA
Confiante com a sequência de bons jogos na equipe do Coxa, Tcheco renovou seu contrato por mais 6 meses, anunciando que provavelmente penduraria as chuteiras após a Copa do Brasil.
Após conseguir mais um vice campeonato na carreira, chegando à final da Copa do Brasil, Tcheco resolveu adiar a sua decisão por quase uma semana, após demonstrar vontade em continuar no Coxa como jogador de futebol.
Com a cabeça mais fria o meia voltou a conversar com a cúpula coxa-branca e decidiu, enfim, encerrar a carreira.

FUTURO
A grande probabilidade é que Tcheco assuma um cargo administrativo no futebol.  Depois de uma reunião na segunda-feira (com o superintendente de futebol Felipe Ximenes e o presidente Vilson Ribeiro de Andrade), ficou decidido que Tcheco deve trabalhar no departamento de futebol e faça cursos preparatórios sobre a administração futebolística.

MENSAGEM AOS FÃS
É com muita tristeza que venho anunciar minha aposentadoria dos gramados. É muito difícil descrever o que sinto nesse momento, mas chegou à hora. Prefiro não falar muito para não me emocionar mais do que estou. Gostaria de agradecer a todos os fãs, torcedores dos times que defendi e simpatizantes do meu futebol, obrigado de coração a todos pelo carinho e apoio que sempre tiveram comigo.
Um agradecimento especial aos torcedores do Al ittihad (Saudi Arábia), Grêmio e Coritiba, pelos momentos inesquecíveis que tive nesses clubes. Agradeço a minha Família em geral e principalmente a DEUS!!!
Obrigado..........Tcheco.


Por Leonardo Alves G. de Souza
leonardorgs@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário