sábado, 14 de julho de 2012

Lutadores sofrem para perder peso antes da pesagem

PRINCIPAL PROBLEMA DOS LUTADORES

Lutadores perdem até 16 kg para a bater o peso da categoria

Lutador Anderson Silva chegou a perder 7 kg para a pesagem um dia antes da sua última luta (Foto: Arquivo Pessoal)

Muita gente não sabe mas o principal problema enfrentado pelos lutadores de MMA é com a balança. Engana-se quem pensa que é o treinamento árduo, ou talvez os grandes ferimentos sofridos por eles nas lutas. Todos os lutadores de MMA pesam muito mais que o limite de suas categorias de peso. E muitos chegam a perder até 16 kg para a pesagem que é feita um dia antes da luta.

Anderson Silva é considerado o maior lutador de MMA do mundo. Mas, também é um dos lutadores que mais perdem peso antes das lutas do UFC. Quando lutava pelo Pride era sempre mais alto que seus adversários, porém sempre mais magro que os mesmos.

 O "Aranha" sempre teve o mesmo tamanho de lutadores como: Ricardo Arona, Maurício Shogun, Chuck Liddel e Tito Ortiz, lutadores que lutavam sempre na categoria acima da sua. A diferença é que Anderson sempre foi muito magro, apesar de pecar na força, isso fazia com que o lutador fosse mais ágil e veloz que seus oponentes.


Anderson Silva (D) no ano de 1996: lutador alto e magro (Foto: Arquivo Pessoal)

Com a extinção do Pride, Silva migrou para alguns eventos menores até ir para o UFC. Neste tempo o brasileiro teve um grande aumento de massa muscular. Quando chegou ao UFC era o maior lutador de sua categoria. Ninguém acreditava que um lutador tão alto poderia lutar na categoria dos Médios e não na dos Meio- Pesados. 

O segredo estaria na sua forma de perder peso antes das lutas. Com uma dieta rigorosa, e claro com uma genética muito boa, o lutador era um dos que mais perdia peso para lutar no UFC. Com o passar do tempo, os lutadores do evento foram seguindo seus passos.

Anderson cada vez mais experiente nesta questão, aumentou ainda mais sua massa muscular, ganhando força e cada vez conseguia perder mais peso em menos tempo. Como a pesagem é feita um dia antes da luta, no dia seguinte, seu peso chega a 95 kg, pois os lutadores recuperam grande parte do peso perdido para lutar. Sua categoria é até 84 kg; o lutador entra na luta com mais de 10 kg a mais que no dia da pesagem.

Aumento de massa muscular que o lutador sofreu quando lutou na categoria até 93 kg (Foto: UFC/Divulgação)
 
Na luta contra Chael Sonnen, o brasileiro sofreu menos ainda para chegar aos 84kg exigidos no dia da pesagem. E tudo graças a um acompanhamento rígido feito pelo nutricionista esportivo Miguel Vieira durante dois meses e meio antes da luta, no UFC 149, dia 7 de julho. E o resultado foi o melhor possível: quatro garrafas pets, de dois litros cada, a menos de gordura.

— Anderson conseguiu após estes dois meses e meio, ganhar 3,3Kg de massa muscular e perdeu 7,43Kg de gordura. Lipoaspiração nenhuma seria capaz de tirar tanta gordura de uma pessoa. Com 90kg, Spider ainda tinha a missão de perder 6Kg para pesagem oficial, o que foi muito fácil para ele — diz Vieira.

O nutricionista foi uma espécie de general de Spider. Uma vez por semana, ele ia até a casa do lutador ver se o lutador cumpria a dieta, quanto havia perdido de peso e gordura. Se antes o campeão dos pesos médios era desregrado com a alimentação, fazia apenas duas refeições por dia e só comia porcarias, depois ele se deliciou com os pratos magros.

— Quando iniciei meu trabalho com o Anderson, no dia 26 de abril, o Anderson Silva pesava 94,1Kg, sendo que 15,8Kg eram só de gordura. Após o controle nutritivo, ele chegou a Las Vegas com 90Kg e apenas 8,3Kg de gordura. Outra pessoa — explica. 

Renan Barão precisa perder 12 kg para a pesagem

Renan Barão enfrenta Urijah Faber pelo cinturão interino dos pesos-galo
(Foto: MMAjunkie.com)

Outro brasileiro que luta no UFC: Renan Barão, vai disputar o título da categoria até 61 kg, e semanas antes da luta vem sofrendo para perder peso.
A batalha do potiguar é contra a balança.
Uma semana antes da pesagem oficial, que será realizada na próxima sexta-feira, Barão está 12 quilos acima do limite da categoria (61kg). Apesar de estar longe de ser impossível, perder o excesso de peso não é uma missão das mais agradáveis para nenhum lutador.

Encaro qualquer um, mas a balança não é brincadeira. Para mim, esta é a pior parte. O resto eu tiro de letra — disse Barão, sorridente.

 A receita para ganhar o duelo com a balança não tem mistério. Desde quarta-feira, dia em que recebeu das mãos do técnico Dedé Pederneiras a dieta para a luta, Renan Barão se prepara psicologicamente para fechar a boca.

São seis refeições por dia, a cada três horas. É bem menos do que ele gostaria, mas bem mais do que pode — revelou o treinador, explicando o motivo das refeições fracionadas:

Como o Renan vai passar a se alimentar em uma quantidade bem menor do que está acostumado, ele não pode ficar muito tempo sem comer. Quando isso acontece, o organismo entende que tem que poupar para o futuro e diminui a queima, o que prejudica a perda de peso.

A torcida brasileira, porém, pode ficar tranquila, já que a prática é uma rotina não só no MMA (artes marciais mistas), mas nas lutas em geral. Além de não ficar debilitado, a previsão é de que, após bater o peso, Barão recupere, de um dia para o outro, cerca de dez quilos.

Estamos trabalhando dentro do cronograma. A gente sempre começa a baixar o peso uma semana antes da pesagem, já que esperamos a última atividade forte antes da luta. Como o Renan treinou com o sparring, na quinta-feira, chegou a hora — concluiu Pederneiras.




Por Leonardo Alves G. de Souza
leonardorgs@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário