sexta-feira, 3 de agosto de 2012


MORRE MESTRE OSWALDO PAQUETÁ



Com 52 anos dedicados ao Jiu-jitsu, formado pelos Mestres Helio e Carlson Gracie,  acabou sofrendo um infarto fulminante aos 73 anos.

Osvaldo Gomes da Rosa, o Paquetá, sempre foi uma das figuras mais queridas do mundo das lutas (Foto: Sherdog.com)


Faleceu na manhã desta sexta-feira em seu apartamento, no Rio de Janeiro, o Mestre Osvaldo Paquetá, aos 73 anos, vítima de uma parada cardíaca fulminante.Paquetá era figura marcante nos principais eventos de MMA e Jiu-Jitsu por todo o Brasil, havia completado 52 anos  de dedicação ao esporte.


Aluno e melhor amigo do saudoso mestre Carlson Gracie, Paquetá se tornou uma das figuras mais carismáticas da arte-suave.
Lutador de vale tudo durante a juventude, ele também se formou em pedagogia e foi direto durante muitos anos da FUNABEM.


 Osvaldo paquetá (E) e Carlson Gracie (D) (Foto:globo.com)
Tempos depois, a convite de seu melhor amigo, Carlson Gracie, Paquetá passou a filmar competições de Jiu-Jitsu e tomou gosto pelo negócio, tornando-se dono do maior acervo de vídeos de lutas do Brasil.
São mais de cinco mil títulos entre Jiu-Jitsu, MMA, Submission, Luta-livre, etc.


Ele testemunhou atletas, hoje consagrados, como Ronaldo Jacaré, Vitor Belfort e Roger Gracie em seus inícios na Arte Suave, quando ainda eram faixas-brancas. Pouco tempo antes de falecer, o mestre recebeu o oitavo grau da faixa preta de Jiu jistu.






















Por Leonardo Alves G. de Souza
leonardorgs@gmail.com
@leocrap

Nenhum comentário:

Postar um comentário