domingo, 5 de agosto de 2012

ENTREVISTAS

13 PERGUNTAS PARA WANDERLEI SILVA

- Eu gostaria de enfrentar o Sonnen. Ele é um grande adversário. Então, Joe Silva, meu nome está na lista. Eu aceitaria sem nenhum problema - afirmou o lutador  

Wanderlei Silva é um dos maiores lutadores de MMA de todos os tempos  (Foto: Divulgação/UFC)

Wanderlei Silva pode estar no fim de sua carreira, mas ainda não está pronto para pendurar as luvas. Com 36 anos o famoso "Axe Murderer"   tem muita coisa em mente sobre a vida, após parar de lutar. Em particular, sobre como ele pode usar suas habilidades e estrelato para enriquecer a vida dos outros. O site americano Sherdog.com recentemente sentou-se com o brasileiro ícone do MMA, para debater sua eventual aposentadoria, a sua recente perda para Rich Franklin e, seu desejo de lutar contra seu velho rival Vitor Belfort.

Sherdog.com: Fale sobre o recente crescimento do MMA no Brasil. 

Wanderlei Silva : Conseguimos realmente popularizar o esporte agora. Todos os brasileiros gostam de lutar, mas eles não tem tanto acesso, só tarde da noite em pay-per-view. Agora que temos mais acesso ao esporte, todo mundo se apaixonou. Fico feliz em fazer parte deste momento do MMA no Brasil. O esporte é finalmente reconhecido no país, e a estrada para os atletas mais novos é um pouco mais fácil. Eles recebem patrocínios, as melhores academias, os melhores treinadores. Ando na rua em Curitiba e as pessoas vêm até mim para conversar e tirar fotos. Estou muito feliz em ter esse reconhecimento e para servir como uma motivação para os caras novos. Nós estamos vivendo com tantos problemas sociais no Brasil. Com uma pequena sala e um tatame, que pode salvar muitas vidas, porque MMA é o esporte mais barato que existe. Qual é o equipamento básico? Um par de shorts, e uma banana com pão pela manhã. Nos dias em que eu não tinha suplementos, eu comprei um pedaço de pão pela manhã e comi uma banana. Eu tinha um treino super. É barato, você só precisa de força de vontade. Podemos melhorar muito o Brasil com o nosso esporte.

Sherdog.com: Como foi a atmosfera em torno do "The Ultimate Fighter Brasil" e ter que lidar com o Vitor Belfort? 

Silva: Nós não tínhamos muito contato, graças a Deus. O contato que tinha era quando estávamos escolhendo as lutas. Então, o cara veio e baixou as pérolas da sabedoria. Há pessoas que não nasceram para trabalhar juntos, e eu não nasci para trabalhar com ele. Há pessoas cujos espíritos não coincidem e não há apenas nenhuma maneira. O que posso fazer? Ele é um cara que eu não teria perto de mim. Aqueles que gostam dele, como ele, mas para mim, particularmente, ele é bastante neutro.

Sherdog.com: Você acha que o casamento das lutas foi o fator principal na derrota de sua equipe no "TUF?" 

Silva: Na verdade, eu não assisti os videos de todos os lutadores. Para mim, como atleta, se eu fui lá para lutar, eu lutaria contra qualquer um no meu peso. Então, eu não me incomodei muito com o casamento das lutas. Eu deixei essa parte para ele. Este foi o principal fator. Todos os lutadores que eu escolhi eram atletas muito bons, disciplinados. Eles mereciam estar lá. 

Sherdog.com: Quem mais chamou a atenção em sua equipe? 

Silva: Na verdade, eu gostei de todos eles. É como filhos, você não me ama mais do que os outros. Havia apenas os trabalhadores duros lá, e foi difícil, porque eu sabia o quão importante essa oportunidade foi para esses caras. Obviamente, eu queria que todos eles vencessem. Fui para casa muito triste com os resultados, porque eu estou envolvido muito. Fiquei muito feliz que muitos vão receber oportunidade de lutar pela organização. Acho que a maioria vai ser usado pelo UFC. Desejo sorte a todos os que tem contratos com o UFC, e também para aqueles que não fizeram, porque fizeram nomes para si, e agora eles só precisam treinar e se concentrar. Seguir em frente. Mesmo aqueles que não receberam a oportunidade, eu espero ver um dia lutando no UFC.

Sherdog.com: Você acredita que qualquer um dos "lutadores" TUF Brasil tem uma chance de obter títulos no UFC um dia? 

Silva: Rony "Jason" (Mariano Bezerra) tem uma chance, porque ele é muito bem-arredondado, ele tem boa reputação e é muito bom no chão. "Massaranduba" ( Francisco Trinaldo ) é bom em sua categoria de peso, 70 quilos (154 libras). Ele é um cara que pode enfrentar qualquer um. Thiago "Bodão" (de Oliveira Perpetuo) é um cara que pode crescer contra a adversidade. Todo mundo lá, cada um tem uma chance. Se eles afinar e consertar seus erros, todo mundo tem uma chance. Na minha mente, eu não vejo muitas limitações para as pessoas. Todo mundo pode evoluir quando eles estão comprometidos com seu trabalho. 

Sherdog.com: Dana White criticou o comportamento dos atletas do "TUF Brasil", que decepcionaram no UFC 147. 

Silva: É complicado. Não há maneira de defendê-los. No esporte, é assim: Se você se apresenta bem, você é elogiado. Se você fizer algo estúpido ou não se apresentar da maneira que deveria, você tem que lidar com as críticas e melhorar para a próxima vez. Ou seja, se você tiver uma próxima vez, certo? De repente, muitos homens acabam por perder na primeira oportunidade, infelizmente. 

Sherdog.com: Belfort lutará no Rio contra Alan Belcher em outubro deste ano. Você ainda acredita que pode enfrentar Vitor?

Silva: Claro!Eu já assinei o contrato e, mais cedo ou mais tarde, essa luta vai acontecer. Eu estou pronto. Embora eu não venci a luta contra (Rich) Franklin, eu tive bons momentos, lutamos durante 25 minutos e foi a "Luta da Noite." Vou lutar com Belfort sempre que ele quiser, aonde ele quiser. 

Sherdog. com: Anderson Silva vs Chael Sonnen - que lição que você tirou da revanche? 

Silva: Tudo o que restou foi puxando os dentes. (Risos) Sonnen foi muito bem no primeiro round, e eu pensei que ele ia fazer isso até o fim da luta. Para nós, era como, "Será que vai acontecer de novo?" Mas no segundo round, Anderson conseguiu acertar o tempo, evitou a queda e terminou lindamente. Ele honrou o nome de todos os brasileiros que foram desrespeitados por tantas vezes por SonnenParabéns ao Anderson, ele acabou com toda polemica que havia surgido da última luta.

Sherdog.com: Você ainda tem vontade de lutar contra o Chael Sonnen? 

Silva: Eu gostaria. Ele é um grande adversário. Então, Joe Silva (casador de lutas do UFC), meu nome está na lista. Eu aceitaria sem nenhum problema. 

Sherdog.com: O que você tem a dizer sobre a sugestão de Dana sobre a sua aposentadoria? 

Silva: Na minha idade, temos que pensar nisso. Eu tenho que pensar no meu próximo passo, e isso é uma coisa muito difícil para um atleta, para dizer "basta". Eu lutei por mais de 20 anos. Lutar é meu negócio principal. É o que me segura. É o que me faz levantar e ir ao ginásio todos os dias para treinar. Lutar é minha vida. Eu estou me segurando para ver até onde posso ir, mas depois temos que deixá-la nas mãos de Deus. Estou me sentindo bem na prática, mas em um momento ou outro, temos que parar. Eu não sei quando isso vai acontecer comigo. Vamos ver.

Sherdog.com: E sobre o convite de Dana para que você continue trabalhando nos bastidores, como Chuck Liddell ? 

Silva: Sinto-me honrado pelo convite do chefe. Temos um bom relacionamento. Nós respeitamos uns aos outros e nos damos uns com os outros. Ele faz muito para o esporte e estou honrado por receber um elogio do chefe. Eu sei que podemos fazer muito mais para difundir o esporte muito mais longe. Um dos meus focos é tornar academias disponíveis gratuitamente para as pessoas. Há muitas pessoas que querem treinar, mas não pode pagar. Há pessoas com necessidade. Na minha academia, bem como, às vezes um cara tem cinco ou seis filhos adotivos e não pode pagar por sua formação, e nós deixamos eles treinarem de graça.Temos um horário livre em que só paga o professor. Eu quero implementar isso no Brasil, onde o professor será pago para as aulas, mas a academia vai abrir espaço para aqueles que não podem pagar. O ganho que temos em comparação com a satisfação é realmente impagável. 

Sherdog.com: a biografia do Anderson está causando muita polêmica devido às revelações que ele fez desde a época da Chute Boxe. Você tem planos para escrever sua própria biografia e revelar os segredos deste tipo no futuro? 

Silva: Algumas coisas não precisam ser ditas, sejam elas verdadeiras ou não. Ele não tem que dizer certas coisas. Então, uma pessoa diz que algo é verdadeiro, e outro diz que não é. Isso não é bom para ninguém. Não para ele como um campeão, e não para a outra pessoa que pode ter sido injustiçado. Minha biografia, eu vou liberá-la quando estiver perto de morrer. Então eu posso falar sobre tudo. [Risos] Acho que vou escrever um livro, também. Há um monte de histórias que vivemos. Não posso deixar sem uma solução para os problemas que eu já passei. 

Sherdog.com: O UFC vai voltar para o Japão novamente em breve. Como você vê a chance de lutar na frente de seus fãs japoneses de novo?

Silva: Eu gostaria de lutar no Japão de novo, talvez pela minha última luta. É um sonho para mim voltar a lutar lá, onde fiz toda minha carreira. Eu fiz a minha vida lá. Espero lutar de novo para o povo do Japão, porque eu tenho muitos fãs lá e é um país que eu respeito. Tem uma cultura que respeito muito. Seria um privilégio para lutar lá.









Por Leonardo Alves G. de Souza
leonardorgs@gmail.com
@leocrap

Nenhum comentário:

Postar um comentário