quarta-feira, 17 de outubro de 2012

RECICLEM NOSSOS ÁRBITROS

RECICLEM NOSSOS ÁRBITROS


SD
Printscreen obtido através de imagens das câmeras da ESPN.


É impressionante que no país do futebol, em vésperas de Copa do Mundo, a arbitragem brasileira seja tão desqualificada. Não nos parece que a preocupação da CBF com os juízes é muito grande, afinal o próprio presidente da instituição máxima do futebol brasileiro, José Maria Marin, já foi flagrado pelas câmeras do canal ESPN roubando uma medalha da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Todos os anos ocorrem erros que acabam sendo determinantes no rumo dos campeonatos, no Campeonato Brasileiro 2012 não está sendo diferente. Entre os times mais favorecidos encontram-se: Santos, Internacional e Flamengo. Entre os mais prejudicados estão times como: Vasco, Atlético MG e Palmeiras.

Na 28ª rodada do Campeonato Brasileiro os erros foram grosseiros, prejudicando os times da Ponte Preta, do Sport e do Grêmio. Os dois árbitros dos jogos Atlético MG x Sport e Fluminense x Ponte Preta, Flávio Guerra e Nielson Nogueira Dias, respectivamente, foram afastados do quadro de árbitros da CBF e deverão passar por processo de reciclagem devendo retornar somente após estarem aptos novamente.

Em 2005 foi descoberto um esquema de manipulação de resultados que teve como grande favorecido o time do Corthians. O responsável pela “lavança” foi o então árbitro Edílson Pereira de Carvalho que prejudicou o resultado de onze jogos dando o título ao time paulista.

Por mais que os erros já venham de um longo período o futebol brasileiro ainda necessita de uma reformulação política para que os times não sejam prejudicados por decisões que fiquem fora das quatro linhas. Já não basta a corrupção do congresso ainda temos de conviver com a “roubalheira” na nossa maior paixão.

A solução? Talvez a profissionalização da arbitragem com a criação de órgão para regulamentar a profissão, qualificando sempre estes profissionais; alteração no calendário: quando houver jogos da Seleção do Brasil não devem ocorrer jogos no campeonato, são medidas que se forem criadas podem ser a solução para que o Campeonato Brasileiro seja mais parelho. Aí sim, poderemos ter a arbitragem que o nosso futebol pentacampeão mundial merece.


Por Giovani Gafforelli e Fredo Tarasuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário